Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Casais inteligentes enriquecem juntos...


Trecho de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi

As finanças do namora e do noivado

A primeira grande crise do relacionamento

Para muitos casais, o namoro é como um conto de fadas, uma eterna preparação para a lua-de-mel, mesmo que ainda não esteja nos planos. A convivência restrita a poucos dias da semana, o fato de ambos se encontrarem sempre em clima de passeio e diversão e a ausência de rotina criam a impressão de que estar nos braços da pessoa amada é o mundo dos sonhos.
Por essa razão, a decisão de casar-se acaba sendo um drama para muitas pessoas. Saem de cena momentos de lazer, convivência exclusivamente a dois, presentes românticos e orçamento para um fim de semana. Entram em cena rotina do lar, convivência com parentes (incluindo sogros), gastos com moradia e orçamento apertado para o mês. O drama começa quando o casal pensa em quanto vai custar a vida a dois e nas responsabilidades a ser assumidas. Como a quase totalidade das pessoas não tem a preocupação de se preparar para isso antes de falar em casamento, as mudanças são recebidas como uma ducha geladíssima.
Está desenhado o cenário da primeira crise de todos os casamentos: aquela que acontece antes do casamento. É quando "cai a ficha". Homens entram em pânico, procuram adiar a decisão, pois percebem o tamanho e o preço da responsabilidade. Mulheres se desesperam, pois entendem que eles não estavam levando a sério o namoro. Muitos relacionamentos acabam nesse momento.
Parte dessa crise é financeira, parte é de responsabilidade pessoal. Sim, os homens surtam ao perceber a grande responsabilidade que terão pela frente — ainda fruto da sociedade machista e da falta de capacidade de compartilhar problemas. Uma forma muito simples de suavizar essa passagem do mundo dos sonhos para o das responsabilidades é passar a dividir seus projetos antes mesmo de falar em casamento. Compartilhem sonhos e metas para a vida. Dividam seus medos e angústias. Comecem a construir planos de independência financeira juntos, simulando os custos mensais que teriam no futuro, se casados.
Muitas pessoas que conheço e são felizes no casamento tiveram uma passagem suave entre a vida de solteiro e a vida a dois. Foram aos poucos juntando hábitos, depois projetos, depois convivendo mais tempo e com as respectivas famílias, unindo contas-correntes ou investimentos... Casar foi praticamente formalizar a vida a dois que já levavam, uma transição em que ambos não tiveram surpresas.

5 comentários:

Amanda disse...

Olá! Já lí este livro. Mto bom, né? Ajuda mto se for colocado em prática. Obrigada por acompanhar meu blog! Tb estou acompanhando o seu, ok?

Bjs,

Amanda

Unknown disse...

RSRSRS, JÁ LI ESSE LIVRO !
BJS !

Anônimo disse...

Oi flor,
É a primeira vez que te visito, mas já vou te linkar no meu blog tá?
Já ouvi falar desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Mas acho que é muito importante ajustar esses pontos antes do casamento pra evitar conflitos.

Beijokasss

Livia

Unknown disse...

Ah, têm selinho prá vc lá no blog, passa lá !

Beijocas !

*.* Noiva Gabi *.* disse...

Oi Michelle!
Também vou casar em 2010, achei seu blog uma graça! Vou te linkar, ok?
Bjus